Skip to main content

Eu gosto de definir o que é um dashboard como um relatório visual com gráficos e indicadores. Ele deve ser apresentado em uma única tela (sem rolagem vertical ou horizontal).

Os dashboards também são conhecidos como painéis de controle e são essenciais para a tomada de decisões.

Ao longo desse post eu vou te mostrar diversos exemplos de dashboards que eu desenvolvi. Além disso, vou dar algumas dicas de como você pode criar o seu e mostrar como ele vai te ajudar na tomada de decisões da sua empresa ou vida pessoal.

O que é um dashboard?

Na prática, um dashboard é uma ferramenta de gestão. Ela vai te mostrar informações essenciais sobre o assunto desejado de maneira visual, permitindo uma análise mais rápida desses dados. Isso te possibilita identificar tendências, oportunidades e possíveis problemas, facilitando a sua tomada de decisão.

Veja um exemplo de um painel de controle sobre finanças pessoais que eu fiz no Excel:

O que é um dashboard - Exemplo de dashboard de finanças pessoais 1

Observe que ele é dinâmico, já que as informações apresentadas variam de acordo com os dados preenchidos na planilha. Além disso, não é necessário fazer rolagem vertical ou horizontal para visualizar todo o dashboard. E para fechar, ele possui uma seleção dos indicadores e gráficos que eu considerei mais relevantes para essa análise:

  • Indicador de Receita Total
  • Indicador de Despesa Total
  • Indicador de Saldo Financeiro Total
  • Gráfico Mensal de Receitas, Despesas e Saldo
  • Gráfico de Divisão de Receitas por Categorias
  • Gráfico de Divisão de Despesas por Categorias

Se você quiser se aprofundar no conceito de dashboards precisa conhecer as principais características que eles possuem.

Principais características dos dashboards

Essa é uma lista com as 5 características que considero mais relevantes para dashboards:

  1. Métricas Essenciais: O seu dashboard só deve ter os indicadores e gráficos essenciais para a análise que ele se propõe a fazer
  2. Design Atraente: o seu painel de controle deve ter uma interface limpa e atraente, usando cores, fontes e estruturas que não cansem a vista do usuário
  3. Sem Rolagem Horizontal ou Vertical: o dashboard precisa ser apresentado dentro dos limites de visualização do monitor que está sendo usado. É possível modificar o zoom e configurações para que ele fique com mais ou menos espaço
  4. Dados em tempo real: a atualização do dashboard deve ser automática de acordo com o preenchimento dos dados que alimentam ele
  5. Dinâmico e Interativo: um dashboard deve permitir que os usuários personalizem as visualizações de acordo com suas necessidades e preferências. Dessa forma podem interagir com os dados e fazer as melhores análises para cada situação

Exemplos de dashboards

Os dashboards podem ter uma infinidade de formatos diferentes de acordo com a ferramenta que está sendo usada para desenvolvê-lo e o propósito dele. Por hora, deixa eu te mostrar exemplos nas 3 plataformas que eu mais gosto de usar:

Excel

Essa talvez seja uma das plataformas mais amigáveis para desenvolver dashboards. O Excel permite que você crie painéis de controle dinâmicos, bonitos e práticos. Veja abaixo um exemplo de um dashboard de vendas:

O que é um dashboard - Exemplo de dashboard no excel

Se quiser começar a desenvolver os seus, sugiro dar uma olhada no Super Guia de Como Criar Dashboards Incríveis no Excel que eu escrevi.

Power BI

O Power BI é uma ferramenta da Microsoft que tem um foco maior na conexão dos dashboard com dados externos (inclsuive com planilhas em Excel) e permite uma dinâmica bem legal de visualização dos dados.

O que é um dashboard - Exemplo de dashboard no power bi

O que eu curto mais do Power BI é o dinamismo ao clicar no próprio painel e tudo ir se moldando às análises desejadas e a facilidade de compartilhamento do dashboard pronto.

Google Data Studio (Looker Studio)

O principal ponto positivo de usar o Google Data Studio (que foi unificado dentro do guarda chuva do Looket Studio) é fazer o vínculo com uma planilha desenvolvida no Google que tem uma capacidade de compartilhamento bem melhor do que no Excel.

O que é um dashboard - Exemplo de dashboard no google data studio

Essa é a lista com os Top 5 (+10) softwares para criação de dashboards que eu fiz.

Por que os dashboards são essenciais para a tomada de decisões

Antes de te dar a resposta para esse questionamento, deixa eu entrar no conceito de tomada de decisões que, na prática, é a escolha de uma opção ou caminho entre várias possibilidades diferentes.

Agora, para fazer qualquer escolha, é essencial ter informações que nos ajudem a decidir o que é melhor ou tem mais chance de dar certo.

Normalmente essas informações estão “escondidas” na própria operação da empresa, em planilhas ou sistemas. E se você quer tomar as melhores decisões, nada melhor do que reunir as informações mais importantes.

É por isso que os dashboards são tão importantes para a tomada de decisões, pois eles facilitam as análises desses dados e informações, poupando nosso tempo e ajudando no direcionamento.

Como são ferramentas visuais, um bom dashboard pode resumir a análise de tabelas com dezenas, centenas ou milhares de linhas em uma única tela com os principais indicadores e gráficos que você vai analisar. Isso faz com que você deixe de perder horas para chegar a um insight ou conclusão simples e passe a focar no que realmente importa, que é decidir o que fazer com os dados que tem.

Como criar um dashboard incrível

Se você quer desenvolver um dashboard incrível, sugiro que você siga um método que eu desenvolvi e que chamo de IBARD, que é o acrônimo para as iniciais:

  • I – Indicadores – escolha dos KPIs
  • B – Base de Dados – organização das tabelas com informações
  • A – Auxiliares – criação de tabelas que resumem esses dados
  • R – Rascunho – desenho do rascunho do que vai ser seu dashboard
  • D – Dashboard – criação do dashboard propriamente dito na ferramenta escolhida
o que é um dashboard - método IBARD para criar dashboards

Eu falo mais dele no Super Guia de Como Criar Dashboards Incríveis no Excel, basta clicar aqui ou na imagem abaixo para conhecer esse ebook essencial para qualquer pessoa que quer desenvolver dashboards.

Conclusão

Talvez o que resuma o conceito de dashboards para mim é aquele ditado “Se você não entende dados, você não entende de negócios”. A verdade é que não conseguimos analisar aquilo que não medimos e visualizamos!

E se você ainda está com dúvidas, deixa eu ser bem claro. Um dashboard bem feito é a melhor forma de você analisar dados e informações de maneira visual e prática.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais desse universo dos painéis de controle. Se você quiser uma opinião sobre um dashboard que você construiu ou precisar de uma ajudinha, basta me mandar uma mensagem aqui nos comentários.

Leave a Reply