Ter um controle de vendas eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e uma das formas mais simples de implementar uma gestão comercial na sua empresa é usando um painel de desempenho no Excel (como o Dashboard de Vendas pronto que temos em nosso site).
No post de hoje eu vou mostrar 4 estratégias de controle de vendas que uso e acredito que pode te ajudar também.
4 estratégias de controle de vendas
As 4 estratégias fundamentais que eu oriento e uso sempre que possível são:
- Estratégia 1 – Definir metas de vendedores
- Estratégia 2 – Controle de clientes e de dados importantes
- Estratégia 3 – Acompanhamento periódico de vendas
- Estratégia 4 – Análise de resultados com dashboards
Essas estratégias quando usadas em conjunto potencializam bastante o seu entendimento sobre clientes, vendedores e o comercial da sua organização. Então deixa eu te mostrar o que fazer em cada uma delas:
Estratégia 1 – Definir metas de vendedores
Começamos com a importância de definir metas de vendedores, que proporciona direcionamento e motivação para a equipe de vendas, impulsionando o desempenho de cada um dos responsáveis pelas vendas na sua empresa.
No exemplo do Dashboard de Vendas em Excel, você pode delimitar mensalmente qual é a meta de cada vendedor. Uma dica aqui é se basear no histórico de vendas da sua empresa ou em dados factíveis para que as metas sejam alcançáveis e que exista uma recompensa para o vendedor caso ele chegue no resultado desejado.

Estratégia 2 – Controle de clientes e de dados importantes
Em seguida, se você já direciona os seus vendedores, precisa começar a ter um banco de dados completo com os dados mais importantes dos seus clientes. Esse processo também é chamado de Customer Relationship Management (CRM).
Esse tipo de informação pode te ajudar a direcionar estratégias comerciais e propagandas. Só como exemplo do Dashboard de Vendas Pronto que temos em nosso site, permitimos um controle da Indústria de atuação do cliente, da região em que está localizado, da forma de indicação e de diversos dados de contato e acompanhamento.

Estratégia 3 – Acompanhamento periódico de vendas
A terceira estratégia que indico é simples, mas essencial. O acompanhamento de vendas é a sua forma de monitorar constantemente o progresso em relação às metas estabelecidas. Isso permite identificar desafios e oportunidades em tempo real, facilitando a tomada de decisões.
Fazemos isso com uma tabela de controle das negociações e do status de cada uma delas. No Dashboard de Vendas esse acompanhamento é diário ou semanal e, de acordo com o preenchimento, os resultados vão sendo gerados.

Estratégia 4 – Análise de resultados com dashboards
Agora, só acompanhar um tabelão com todas as negociações não te deixa ter uma visão estratégica das suas vendas e da área comercial. Por isso mesmo que no nosso Dashboard de Vendas além do acompanhamento temos um foco especial para os relatórios e dashboards.
Essa análise de resultados com dashboards pode simplificar a interpretação de dados complexos e oferecer uma visão clara do desempenho de vendas.

Comece a controlar melhor as suas vendas
Ao longo deste artigo exploramos quatro estratégias essenciais para fazer um controle de vendas no Excel mais efetivo.
Lembre-se de que essas estratégias não precisam ser implementadas de forma isolada. Pelo contrário, elas funcionam de maneira complementar, criando um sistema sólido para o controle de vendas.
Ao adotar essas práticas em sua empresa e integrá-las em seu uso do Excel com o nosso Dashboard de Vendas, você estará melhor preparado para tomar decisões informadas, alcançar metas de vendas e garantir o sucesso contínuo do seu negócio. Boas vendas!







