O gráfico de colunas no Excel é uma das maneiras mais eficazes de visualizar informações numéricas e uma das opções mais populares.
Esse tipo de gráfico permite representar dados de forma clara e organizada, facilitando a compreensão e identificação de tendências, padrões e comparações entre diferentes conjuntos de dados.
Neste artigo vou te mostrar como criar um gráfico de colunas no Excel em menos de 10 segundos.
Como criar um gráfico de colunas no Excel em menos de 10 segundos
Para fazermos um gráfico de colunas no Excel de forma tão rápida, é necessário que a sua base de dados já esteja pronta, que nada mais é do que a tabela com os resultados que você quer representar no seu gráfico de colunas.
No meu caso, usei como exemplo uma tabela de fluxo de caixa com receitas, despesas e resultados e vou gerar um gráfico de colunas no Excel com duas séries de colunas, uma representando as receitas de janeiro até dezembro e outra com as despesas para esse mesmo período.
Veja a nossa base de dados com informações no intervalo C3:Q6:

Para gerar o gráfico, basta selecionar o intervalo (com os cabeçalhos) C3:O5. Veja que eu não selecionei os totais, pois isso faria com que o gráfico de colunas não representasse bem os dados mensais

Com o intervalo selecionado, basta ir na guia INSERIR e ir na opção de GRÁFICOS DE COLUNA e escolher o preferido. Particularmente eu prefiro os gráficos mais simples, como o de colunas 2D.

Pronto, em menos de 10 segundos foi gerado um gráfico de colunas no Excel para você apresentar os seus dados de maneira visual.

Agora, um detalhe importante é editar esse gráfico para que ele apresente as informações que você precisa de uma maneira mais bonita e prática de se entender. Para isso, eu tenho um costume de seguir alguns passos que vou te mostrar a seguir.
Como editar um gráfico de colunas para ficar bonito no seu dashboard
Para começar, eu tiro elementos que não me agradam. Para isso basta selecionar cada um dos itens a seguir e apertar o botão DELETE no seu teclado:
- Eixo vertical principal (com os números à esquerda)
- Título do gráfico
- Linhas de grade

Veja que agora o gráfico de colunas no Excel está mais limpo, mas ainda pode melhorar para ser mais informativo. A primeira coisa que eu gosto de fazer é formatar a série de dados:

Na barra lateral que se abrir, você pode:
1 – alterar a sobreposição de séries (aproximando as diferentes séries) – eu gosto de deixar em 0% assim as duas séries (receitas e despesas) ficarão grudadas
2 – ajustar a largura de espaçamento (tornando a coluna mais grossa) – eu gosto de deixar em 70% para que as colunas ganhem um pouco mais de corpo

O próximo passo agora é colocar os rótulos de dados. Para isso basta ir no sinal de + do lado direito do gráfico (quando ele está selecionado) e marcar a opção de rótulos. Dependendo eu também ajusto a formatação de número do rótulo (quando os números são grandes eu transformo em formatação de número sem casa decimal).

Para fechar o gráfico de colunas com chave de ouro e deixar ele pronto para ser apresentado no seu dashboard, eu ajusto as cores para que representem os indicadores que estou usando. Nesse caso, receita em verde e despesa em vermelho.

Se quiser conhecer alguns dos gráficos que inseri nos dashboards prontos do Dashboard Academy te convido a ver eles aqui.







