Skip to main content

Quase todo dia eu vejo uma notícia falando sobre Excel x IA. Sejam os posts mais apocalípticos que falam que a inteligência artificial vai acabar com o Excel muito em breve até algum mostrando as maravilhas de uma nova IA que vai tornar o Excel obsoleto no futuro.

banner curso IA aplicada ao Excel

Como esse é um assunto que eu curto, queria dar a minha visão sobre o futuro do Excel e como a inteligência artificial pode impactar no seu uso.

Excel x IA – A Inteligência Artificial chegou

Antes de entrar no “embate” Excel x IA primeiro vale dizer que, quer você queira, quer não, a Inteligência Artificial é uma realidade e está cada vez mais mudando todos os mercados que conhecemos.

Só para você ter uma ideia, um relatório da McKinsey sobre o potencial econômico das inteligências artificiais generativas indicou uma possibilidade de movimentação financeira entre US$2,6 trilhões a US$4,4 trilhões nos próximos anos.

É muita grana envolvida e, segundo o relatório, cerca de 75% desse valor vai estar concentrado em 4 áreas principais: marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento (P&D), operações relacionadas a clientes e engenharia de software.

Fora essas 4 áreas principais é quase impossível pensar em um setor que não vai se aproveitar ou ser impactado (dependendo do seu ponto de vista) da inteligência artificial de alguma forma e, se você usa o Excel ou alguma outra ferramenta, é certo de que ela tem uma boa chance de mudar o seu uso.

Nesse cenário você pode estar se perguntando se a inteligência artificial vai acabar mesmo com o Excel? Na minha opinião, não é o caso disso acontecer. Agora, ela tem um potencial gigante para mudar a forma como usamos essa ferramenta e eu quero te mostrar um pouco disso por aqui.

Usos da IA para o Excel

Apesar de não acreditar na morte do Excel, eu acredito que quem o usa pode melhorar bastante sua produtividade e capacidade ao se aproveitar da IA.

banner curso IA aplicada ao Excel

1 – Tirar dúvidas

Para começar, a amplitude do conhecimento de IAs como o ChatGPT proporciona que a gente tire dúvidas de maneira muito mais natural para resolver problemas que antes pareciam difíceis de se chegar em uma conclusão.

Só para mostrar um exemplo, você conversa como se estivesse conversando com um expert e recebe a resposta desejada que pode envolver dúvidas gerais, sobre fórmulas, estrutura, etc.

como usar chatgpt no excel - resposta sobre Excel

2 – Geração de código VBA

Além de dúvidas pontuais sobre coisas que você sabe fazer mas pode estar com dificuldade, a inteligência artificial vai proporcionar um avanço na sua capacidade, porque por meio dessas perguntas e interação você pode pedir para a IA criar novos conteúdos para você.

Só como exemplo, eu escrevi um post sobre como usei o ChatGPT para criar um código VBA para definir intervalos de impressão de forma dinâmica.

como usar o chatgpt para criar código vba de intervalo de impressão dinâmico - prompt no chatgpt

Você não precisa saber programar ou escrever código, pode deixar que a inteligência artificial faz isso por você.

3 – Criação de dados e Análises

Além disso, você pode ganhar tempo pedindo para a IA fazer diversas tarefas que talvez você fosse demorar horas. Alguns exemplos são a criação de dados para você preencher em uma tabela para testar sua planilha ou a extração de análises profundas de dados já preenchidos em uma planilha sua

Enfim, essas são só algumas das possibilidades que indicam que o Excel está cada vez mais de mãos dadas com a inteligência artificial e entender isso pode beneficiar muito você e o seu uso dessa ferramenta.

Aliás, não sei se você sabe, mas o Excel já usa IA tem um tempinho, só não era dessa maneira como estamos vendo agora.

Então significa que na briga Excel x IA a inteligência artificial vai se dar bem e tornar o Excel obsoleto?

Limitações da inteligência artificial

Mais uma vez eu te digo que não consigo, pelo menos não nesse momento, acreditar nesse cenário apocalíptico para os próximos anos. E os meus principais argumentos para essa visão são esses aqui:

  • Resistência à mudança – eu trabalho com o Excel tem mais de 10 anos e até hoje (em pleno 2023) eu tenho clientes que ainda usam o Windows 7 ou versões do Excel anteriores à de 2010. Imaginar essas pessoas mudando de uma hora para outra para a IA é difícil, bem difícil mesmo.
  • Custo – a grande maioria dessas IAs são ferramentas criadas por empresas e sempre tem um custo atrelado. Então sempre que esse custo for maior do que o de usar o Excel você vai ter um incentivo forte para a adoção não ser tão rápida.
  • Não é tão simples ainda usar algumas IAs – Apesar de eu adorar e falar bastante por aqui, eu sei que não é a coisa mais fácil do mundo instalar um suplemento de uma IA no Excel ou começar a dar instruções para uma inteligência artificial. É necessário algum conhecimento e isso é mais uma barreira.

Não acho que nenhuma dessas limitações seja uma barreira eterna nesse embate Excel x IA, mas com certeza elas atrasam a implementação em massa e consequente “morte” do Excel.

Futuro do Excel e da Inteligência Artificial

O futuro é que cada vez mais as IAs Generativas vão influenciar o uso de tudo que conhecemos e o Excel não escapa dessa realidade.

banner curso IA aplicada ao Excel

Por isso, como eu acredito que o Excel ainda vai continuar por muitos anos convivendo com a inteligência artificial, queria te mostrar quais são as minhas dicas e o que eu estou fazendo em relação às IAs:

1 – Comece a adotar IA no seu uso do Excel – Isso pode ser feito com o uso do ChatGPT em paralelo sempre que precisar de ajuda com fórmulas ou criação de códigos VBA

2 – Para dar um passo a mais, integre uma IA externa com suplementos do Excel (como o Numerous.AI)

como instalar o suplementou numerous ai no excel - suplementos numerous ai

3 – Quando surgir uma ferramenta nova como o Rows, o Numerous.AI ou o Formula Bot dê uma chance e veja se a IA se adapta ao seu contexto e uso

Leave a Reply