As planilhas são poderosas ferraments de análise e organização de dados, mas é comum encontrar erros no Excel ao trabalhar com fórmulas e funções.
Neste post, abordarei os principais tipos de erros no Excel, como #DIV/0, #NOME, #VALOR, #REF e #N/D, e vou te dar dicas de como corrigi-los, já que a compreensão desses erros e suas soluções te ajudará a melhorar a precisão e eficiência no uso de suas planilhas, evitando resultados incorretos e problemas ao lidar com dados complexos.
Principais tipos de erros no Excel
Os principais erros do Excel são:
- #DIV/0
- #NOME
- #VALOR
- #REF
- #N/D
- ########
- Referência Circular
- #NÚM
Então deixa eu te explicar cada um deles e te explicar como corrigir ou esconder esses erros.
#DIV/0
O erro “#DIV/0” ocorre quando uma fórmula tenta fazer uma divisão por zero no Excel, o que é uma operação matematicamente indefinida. O Excel exibe esse erro para indicar que a divisão não pode ser realizada.

Como corrigir
Para corrigir, é necessário ajustar a fórmula para evitar a divisão por zero ou fornecer um valor alternativo, caso seja apropriado.
Em alguns casos, quando você cria fórmulas que em algum momento funcionarão, você pode “esconder” o erro #DIV/0 usando a função SEERRO. Veja abaixo como:
#NOME
O erro “#NOME” ocorre quando o Excel não reconhece uma função, referência ou nome utilizado em uma fórmula. Esse erro indica que o nome utilizado não está definido ou não é válido. Veja um exemplo quando ao invés de escrever o nome correto da função DESLOC, eu escrevi DESLOCO “sem querer”

Como corrigir
Para corrigir, verifique se o nome da função está digitado corretamente, se a função ou referência existe ou se há alguma alteração necessária nas configurações de idioma do Excel. Nesse exemplo era só ajustar de DESLOCO para DESLOC que tudo funcionaria normalmente.
#VALOR
O erro “#VALOR” ocorre quando uma fórmula no Excel recebe um tipo de dado incompatível ou um argumento inválido. Isso pode acontecer, por exemplo, quando se tenta realizar uma operação matemática com texto ou quando um argumento requer um intervalo de células, mas é fornecido um único valor.

Como corrigir
Para corrigir, verifique os tipos de dados dos argumentos e garanta que sejam consistentes com as operações pretendidas. Veja um exemplo quando tentei somar um texto com um número tive o erro e precisaria alterar o “dois” pelo número 2.
#REF
O erro “#REF” ocorre quando há uma referência inválida em uma fórmula do Excel, ou seja, quando uma célula referenciada é excluída ou movida. Isso pode acontecer quando você exclui uma célula ou intervalo de células que está sendo referenciado em uma fórmula. Veja um exemplo de um fórmula funcionando na célula B5 (que tem uma soma de B3+B4)

Agora, se eu deletar a linha 4, terei um erro de fórmula, porque para o Excel, a célula B4 que fazia parte do cálculo correto, passa a não existir e retorna um erro #REF

Como corrigir
Para corrigir, verifique as referências da fórmula e ajuste-as para apontar para células válidas. Nesse caso eu teria que apagar a parte onde está escrito #REF e substituir por uma referência válida.
#N/D
O erro “#N/D” ocorre quando uma fórmula no Excel não consegue encontrar um valor para retornar ou não pode ser calculada corretamente. Geralmente, esse erro é exibido quando uma função procura por um valor em uma lista ou banco de dados, mas não consegue encontrá-lo. Isso é muito comum quando se usa a função PROCV, veja:

Como corrigir
Para corrigir, verifique se os dados estão corretamente inseridos e se as fórmulas estão sendo aplicadas corretamente aos dados disponíveis. Nesse caso, a busca por Janeiro está sendo feita em uma matriz em branco e, por isso, não encontra o resultado desejado.
Se quiser entender mais da função PROCV, aqui eu explico detalhadamente como aplicar ela para fazer buscas em planilhas de forma dinâmica. Para ver no Youtube, clique aqui
########
O erro “########” no Excel é exibido quando o valor de uma célula excede a largura da coluna. Isso pode ocorrer quando o número é muito grande para ser exibido completamente na célula. Nesse exemplo abaixo tentei colocar R$326.345,00:

Esse erro também aparece em casos de datas e horas negativas.
Como corrigir
Para corrigir, ajuste a largura da coluna para que o valor seja exibido corretamente ou altere o formato da célula para reduzir o número de dígitos exibidos. Veja o nosso exemplo:

No caso do erro relacionado às horas ou datas negativas seria necessário ajustar os cálculos, dado que não existe tempo negativo. Uma forma de fazer isso é usando a função MÓDULO.
Referência Circular
A referência circular é um erro comum no Excel que ocorre quando uma fórmula faz referência a si mesma diretamente ou indiretamente, criando um loop infinito. Isso pode acontecer quando uma célula depende do valor de outra célula que, por sua vez, depende do valor da primeira. O Excel detecta essa situação como um erro para evitar cálculos inacabáveis.

Exemplo e como corrigir
Suponha que você tenha uma planilha com duas células: A1 e B1. Na célula A1, você insere a fórmula “=B1+1”, ou seja, ela está somando o valor da célula B1 com 1. Agora, na célula B1, você insere a fórmula “=A1+1”, ou seja, está somando o valor da célula A1 com 1. Nesse caso, temos uma referência circular, pois as células estão se referenciando uma à outra. O Excel detectará esse erro e exibirá uma mensagem informando que há uma referência circular.

Para corrigir, você precisará alterar as fórmulas para não criar esse loop infinito.
#NÚM
O erro “#NUM” é um erro comum que ocorre no Excel quando um cálculo numérico não pode ser executado corretamente. Um exemplo é se você tentar usar a função RAIZ em um número negativo.

Para corrigir esse erro, você deve verificar as fórmulas e os dados envolvidos, garantindo que sejam válidos e adequados para o cálculo pretendido. Isso pode envolver verificar se há divisões por zero, corrigir referências inválidas ou verificar se todos os valores são numéricos e compatíveis com a operação matemática desejada.







