Analisar resultados em tabelas e dashboards pode ser complexo, por isso entender como destacar resultados com cores no Excel pode ser a diferença entre um entendimento rápido e correto para um demorado e falho.
Felizmente, a formatação condicional no Excel pode ajudar a tornar esse processo mais fácil e eficiente. Com essa funcionalidade é possível aplicar automaticamente cores diferentes para realçar resultados com base em critérios predefinidos. A ideia é chegar em um resultado como esse aqui:

Neste artigo, vou explorar como usar a formatação condicional no Excel para destacar resultados com cores de forma automática.
Você aprenderá como aplicar diferentes regras de formatação condicional, como destacar células com valores maiores ou menores do que um determinado número, e como personalizar as cores de destaque para atender às suas necessidades específicas. No nosso caso, a necessidade é pintar as células de verde quando o valor for maior do que zero e de vermelho quando for menor do que zero.
Criação da tabela com os resultados
O primeiro passo nesse processo de como destacar resultados com cores no Excel é criar a sua tabela com os resultados. Para o nosso exemplo eu vou usar uma tabela de fluxo de caixa que tem como resultado a diferença entre as receitas e despesas.

Observe que nesse momento temos o preenchimento manual das receitas e despesas e está faltando a fórmula que vai gerar o KPI principal, que é o nosso resultado mensal.
Apesar de ter usado esse exemplo financeiro, essa regra é uma das mais dinâmicas do Excel e você pode usar ela para resultados de vendas, controle de estoque, avaliação de desempenho ou em praticamente qualquer tipo de uso.
Fórmula para calcular o resultado
Agora, vamos ao segundo passo que é fazer o cálculo para chegar no resultado. Para isso eu vou usar uma fórmula de subtração simples:

Basta digital o sinal de igual, selecionar o valor de receita da mesma coluna que quero calcular o resultado (coluna D), digitar o sinal de subtração (hífen) e, depois, selecionar o valor da despesa na mesma coluna. A fórmula fica assim:
=D4-D5
Depois basta replicar a fórmula para as outras células da mesma linha de resultados. Você pode fazer isso copiando e colando a fórmula da célula D6 ou arrastando para o lado com a alça de preenchimento.
Destaque resultados com cores no Excel
Com a tabela 100% pronta, chegou a hora de entender como destacar resultados com cores no Excel. Vamos usar a formatação condicional, que é uma forma de formatar as células que desejamos de forma dinâmica de acordo com condições que vamos criar.
Para isso, primeiro você precisa selecionar todas as células da tabela na linha de resultados. No meu exemplo é o intervalo D6:O6 e, com as células selecionadas:
- vá na guia PÁGINA INICIAL
- selecione FORMATAÇÃO CONDICIONAL
- escolha a opção REGRAS DE REALCE DAS CÉLULAS
- e clique em É MAIOR DO QUE…

Agora uma janela de formatação condicional vai se abrir. Aqui vamos definir a regra e a formatação que desejamos:
- Escreva 0 na parte de referência – dado que queremos modificar os resultados positivos para ficarem verdes
- e depois escolha a formatação desejada (existem padrões ou você mesmo pode fazer a formatação)

No nosso caso, eu cliquei na setinha em destaque da imagem acima e fui em FORMATO PERSONALIZADO… Lá eu defini a fonte branca e o preenchimento com um verde mais forte:

Agora é só repetir o processo, mas dessa vez, ao invés de escolher É MAIOR DO QUE, vamos escolher É MENOR DO QUE. Dessa forma vamos destacar os valores negativos (menores do que zero). Da mesma forma, fui em formato personalizado e escolhi a fonte branca e um preenchimento vermelho escuro.

Passo a passo em vídeo de como destacar resultados com cores no Excel
Se você é uma pessoa mais visual e prefere um vídeo, gravei essa dica no YouTube, basta clicar abaixo para assistir:
Caso precise de uma ajuda para desenvolver a sua ferramenta de forma customizada, recomendo que leia esse artigo onde explico os 4 principais benefícios de fazer planilhas personalizadas.







